Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A Oração do Coração


"Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim que sou pecador."

Assim começa, assim termina e assim se estende por horas. Uma simples e singela oração, que talvez seja uma das maiores colunas da fé ortodoxa. Uma oração tão simples e curta, tão velha quanto eu e você, mas com uma importância imensurável. Suas origens estão no seculo 5, começou logo depois da vida monástica e se tornou a base do ascetismo.

Um fato conhecido entre nós ortodoxos é que não é possível viver a ortodoxia sem o ascetismo, não é possível ter uma vida imersa nas maravilhas da igreja de Cristo sem jogar fora nossas paixões pecaminosas; e não possível fazer isso sem a oração do coração. Monges e monjas, sacerdotes e leigos, que buscam uma vida plenamente ortodoxa devem repetir essa oração diariamente.

Essa oração vem sempre associada ao "kombuskini" ou "chotki", este cordão da imagem ao lado. Um cordão simples, feito de lã, com nós que variam numericamente de acordo com sua experiencia com a Oração do Coração.
O numero mais comum de contas são 33, que arremetem a idade de Cristo.

Diferente do Rosário, uma pratica de Devoção Mariana do meio Católico Romano, o kombuskini tem como unica função auxiliar na concentração durante a pratica da oração. Jamais deve ser usado no pescoço ou na cintura de maneira que aparente ostentação. O mais comum e de coloca-lo no pulso quando não estamos usando, de maneira que nos lembremos de Deus a todo instante.

A oração do coração é pura e simples, o que a torna efetiva e fiel as escrituras. É uma oração que não possui palavras desnecessárias, não se prende em seu significado; Não é um meio de penitencia, não é uma forma de agradar a Deus, muito menos uma maneira de fazer pedidos. Não deve ser recitada em peregrinações e nem de maneira conjunta visando "fortifica-la". A Oração do Coração é um meio intimo e pessoal de praticar o ascetismo e de se conectar intimamente com Deus.

A Oração do Coração, quando feita de maneira sincera e humilde nos leva a mais perfeita pratica da "Theosis", onde nós, fieis, nos esvaziamos de nós mesmos, de nossa natureza pecaminosa e somos preenchidos por Deus, alcançando assim a santidade.

Quando um cristão alia uma vida de espiação, jejum, participação na Divina Liturgia, convívio com a comunidade, ascetismo, comunhão frequente e a Oração do Coração ele se coloca totalmente no caminho a "Theosis", ele passa a viver pela graça de Deus, destinado a abandonar suas paixões, pecados e misérias, sendo tomado totalmente pela graça de Deus.

Os mistérios proporcionados pela pratica dessa simples oração são inúmeros. E diferente do que se pensa, ela não é uma exclusividade de monges, é uma oração para todos. Então não perca tempo, abandone suas paixões, entregue um período do seu tempo a essa pratica maravilhosa. Não tema sua falta de fé ou humildade, pois só pela graça de Deus é possível alcançar essas qualidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário