Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sobre o tal desânimo espiritual

Todo bom buscador de uma vida genuinamente cristã, vai passar, já passou ou ainda está passando por esse estado maléfico da vida. E pelo que bem sei, de minha própria vida você ainda está passando por isso.

Todos nós jamais esqueceremos da sensação que se tinha no começo da nossa busca pela fé, sentíamos vivo em nós a chama divina. Durante a Divina Liturgia, eramos capazes de sentir a presença de Deus enchendo nossas vidas, mas agora nos encontramos em um cenário diferente.

O desânimo chega, acompanhando de preguiça, desinteresse, falta de fé, indisposição para orar, vontade de desaparecer. Sintomas facilmente confundidos com depressão ou ansiedade mas que se tratam de algo bem diferente.


Evágrio Pôntico e outros Pais do Deserto, descreveram juntamente com outros 7 sintomas dos vícios espirituais descreveu o vicio chamado "Acídia" é o setimo vicio, ao qual é atribuído o "Demônio do Meio-dia", sendo esse o vício mais trabalhoso e massacrante de ser combatido, e também o vício que mais ataca de maneira violenta.

O demônio ataca o monge na quarta hora(10am) e permanece até a nona hora(3pm), manifestando sintomas terríveis, entretanto se não combatido, com o tempo, ele permanece em tempo integral. O que torna mais difícil fazer um "diagnostico" com antecedência é a dificuldade de encontrar estes sintomas que facilmente são confundidos com alguma doença.

Os sintomas causados pelo demônio do meio-dia são de maneira geral: Preguiça, aversão contra a vida que tem, contra o lugar que habita, pensamentos em fugir, mudar-se e o pensando que pode ter uma vida melhor fora dali.

Evágrio descreve com bastante humor o comportamento de uma pessoa acometida de acídia: O olho do preguiçoso se volta muitas vezes para a janela e seu espírito imagina as pessoas que vêm visitá-lo. Range a porta, e logo ele se levanta, ouve uma voz e olha curioso pela janela, de onde não se afasta, ouve uma voz e olha embasbacado para fora. Na leitura o preguiçoso boceja muitas vezes e sente-se poderosamente atraído pelo sono; desvia os olhos do livro e os esfrega, voltando-os para a parede. Depois olha de novo para o livro, lê algumas palavras, esforçando-se inutilmente por perceber o sentido das palavras. Conta as páginas do livro e examina a escrita. Censura a escrita e o feitio, e por fim fecha o livro e o coloca sob a cabeça para dormir. E dorme um sono leve, porque depois a fome desperta a sua alma, e ele a sacia

No livro "Despondecy" escrito pelo Schemamonge Gabriel Bounge, é possível classificar estes sintomas com exemplos em nossas vidas seculares, não monásticas. Ele descreve tais coisas como:
Frouxidão, indisposição, tédio, não conseguimos terminar nada que começamos, sentimos vontade de dormir por várias horas, de comer descontroladamente e o desejo de voltar a nossa vida afastada do cristianismo na esperança de se sentir como antes e por ai vai.

Outra característica notável, é a forma com que nos aborrecemos facilmente com coisas do dia a dia, se em nossa paroquia, alguém fere nosso ego, sentimos vontade de abandonar tudo e não voltar mais ali. Não temos respeito para as pessoas ao nosso redor, queremos dar algum sentido a nossa existência, passando por cima dos outros.

Mas a boa noticia é que os Santos Padres do Deserto, nos deixaram seus manuais práticos de como combater esse vício e expulsar este demônio de nossa vida. Entretanto, ao contrario de nossa vontade, o combate a acidia querer luta e não fuga.

A primeira pratica que precisamos é da paciência, nada do que vos listo aqui surtirá efeito imediato, muito pelo contrario, essas coisas podem agravar sua luta, as investidas das paixões serão cada vez mais violentas, mas é necessário ter paciência, quando um demônio não te derruba ele foge. Então tenha paciência e permaneça firme, nas praticas que seguem.

A segunda pratica é o combate a glutonia, quem não controla o estomago, é controlado pelas paixões. Deve-se jejuar, tendo em mente que o jejum não é feito para agradar a Deus, mas para beneficiar a sua busca espiritual, pois quem combate a glutonia, combate a luxuria, que é o vicio interlaçado a glutonia.

A terceira pratica é a oração. Sem oração, toda luta é falha, a oração é nossa comunicação direta com Deus. Mesmo que se sinta sem a menor vontade de orar, deve fazer isso, deve se forçar (O reino dos céus é tomado a força - Mateus 11:12). A oração deve ser feita na privacidade do seu quarto, sem que ninguém alem de você e Deus saiba, pois assim ela surte maior efeito. Procure rezar pela manha e antes de se deitar, e se possível no tempo que estiver livre.

A quarta pratica é a Salmodia. Através do cantar dos samos, nossos pecados são pulverizados, as tentações perdem o seu efeito sobre nós de maneira grandiosa. Muitos devem dizer a si mesmos que não possuem ritmo ou tom para tal. Mas isso não é necessário ao principio, pode soar meio bobo, mas você pode cantarolar no ritmo que conseguir. O que realmente importa é cantar os salmos prestando atenção nas palavras e guardando-as em seu coração.

A quinta pratica é a leitura diária das Epístolas e Evangelhos. Guardando a palavra de Deus em nossa e mente e coração, teremos noções de como agir, falar e viver de maneira correta. Sem a leitura da palavra é praticamente impossível viver o Evangelho de maneira genuína nós dias de hoje. Reserve a você um tempo antes da oração para ler e meditar na palavra, e se possível, procure homilias e textos que tratem do evangelho e epístola do dia.

A sexta pratica é a lembrança dos Santos do dia. Deve-se em suas orações pedir a intercessão dos Santos comemorados no dia e antes mesmo disto lermos um pouco sobre suas vidas. Dessa maneira nos inspiramos nas atitudes e vidas desses gloriosos homens e mulheres de Deus.

A sétima e pratica é o arrependimento. Para legitimar nossa vida, precisamos nos arrepender de fato de nossos pecados, devemos confessa-los diante de Deus e diante de nosso pai espiritual, para dessa maneira alcançarmos o perdão.

A oitava e ultima pratica é entregar-se totalmente a vontade de Deus. Da mesma maneira que nossos Santos e monges recitam a oração de nosso Senhor Jesus Cristo, você também deve fazer. Pegue o seu komboskini e docemente de todo coração diga "Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim pecador." Dessa maneira, a graça de Deus que é mais poderosa que todos nossos esforços vai te tirar das garras deste mundo, das tentações. Admita que é fraco, que tem medo, que não é capaz de lutar só, que não tem a força de Jó nem o comprometimento de Santo Antão, diga a Deus, que não se permanecer só, você sera condenado, por isso precisa da doce misericórdia de Deus.

Para encerrar, saiba que não está só, saiba que sua luta será recompensada, que Deus não vai lhe abandonar, e quando conseguir vencer este vicio tenebroso, Deus lhe concederá grandes maravilhas.

Em Cristo, Rafael.


Nenhum comentário:

Postar um comentário